MASSAGEM AROMATERÁPICA NO PRÉ-NATAL REDUZ ESTRESSE E MELHORA A IMUNIDADE DE GRÁVIDAS

MASSAGEM AROMATERÁPICA NO PRÉ-NATAL REDUZ ESTRESSE E MELHORA A IMUNIDADE DE GRÁVIDAS

10 de abril de 2018 Dicas 0

A gestação é uma experiência intensa do começo ao fim. É quando toda a força da mulher se faz presente, física, energética e emocionalmente.

Em meio a tantas expectativas, transformações e emoções afloradas, o estresse pode ser uma condição recorrente e, de certa forma, até mesmo compreensível. No entanto, em casos prolongados ou mais acentuados, pode acabar comprometendo a saúde da mãe e do bebê, bem como afetar a própria experiência individual da gestação.

Um estudo experimental realizado com 52 gestantes no Taiwan, demonstrou pela primeira vez, que massagens realizadas com óleos essenciais durante a gravidez, podem aliviar quadros de estresse, aumentar a imunidade e contribuir favoravelmente para a saúde do feto.

Todas as participantes possuíam idade entre 25-40 anos e não tinham problemas de saúde. As massagens aromaterápicas foram aplicadas como tratamento complementar aos cuidados pré-natais, onde receberam o total de 10 massagens, com duração de 70 minutos, a cada duas semanas. O óleo essencial escolhido para o estudo foi a lavanda (Lavandula angustifolia), utilizada na concentração de 2% e diluída em óleo vegetal de amêndoas.

Os resultados foram avaliados imediatamente após a realização da massagem e também a longo prazo. Para tal, foram medidos os níveis de IgA, principal anticorpo encontrado na saliva, que confere a imunidade passiva de mãe para filho; e também os níveis de cortisol. Este, conhecido como o “hormônio do estresse”, em níveis elevados pode inibir a secreção de anticorpos, reduzir a imunidade e aumentar o risco de infecções.

Após as massagens, todas as voluntárias apresentaram diminuição significativa e imediata nos níveis de cortisol, quadro que persistiu ao longo de todas as semanas de tratamento. Os mesmos efeitos não foram demonstrados por aquelas que compunham o grupo de controle, onde receberam apenas os cuidados pré-natais convencionais. Veja gráfico comparativo entre os níveis de cortisol dos dois grupos nos comentários.

Quando avaliados os níveis de IgA, o grupo de controle não demonstrou alteração significativa ao longo das 36 semanas de estudo. Já o grupo tratado com massagem aromaterápica apresentou níveis significativamente maiores do anticorpo, efeito que persistiu ao longo de toda a avaliação.

O estresse, além de enfraquecer o sistema imunológico da gestante e aumentar o risco de contrair infecções, libera hormônios que provocam a contração do útero e diminuem a vascularização do feto, podendo desencadear partos pré-maturos e serem responsáveis pelo nascimento de bebês abaixo do peso.

A lavanda é amplamente reconhecida por suas múltiplas atuações terapêuticas, possuindo propriedades ansiolíticas e profundamente relaxantes e calmantes, que explicam os resultados demonstrados no presente estudo. Pode, portanto, auxiliar nos cuidados da mulher e do bebê nos períodos pré e também pós-parto, aliviando e prevenindo desconfortos físicos e psíquicos.

Conhece alguma mamãe que precisa conhecer estas informações? Marca ela aqui nos comentários!

A Laszlo possui uma variedade completa dos melhores óleos essenciais de lavanda do mercado, criteriosamente selecionados e 100% puros. Você encontra todos os nossos produtos em qualquer revenda Laszlo e em nossas lojas física e virtual:

http://www.emporiolaszlo.com.br/catalogsearch/result/?q=lavanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *