PIMENTA NEGRA E ANGÉLICA AUXILIAM NO COMBATE AO TABAGISMO
Você sabia que um fumante, em média, reduz sua expectativa de vida em 20 anos?
O tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. O hábito está associado a cerca de 50 doenças, constando entre problemas respiratórios, cardiovasculares e diferentes tipos de câncer.
Um estudo realizado em 2013 revelou que os óleos essenciais de pimenta-negra (Piper nigrum) e angélica (Angelica archangelica) ajudam a reduzir o desejo por nicotina, contribuindo para a diminuição de seu uso, bem como para o próprio abandono do vício.
Abrangendo 20 voluntários, entre eles estudantes, professores e funcionários de uma universidade, o estudo analisou os efeitos do estímulo olfativo com os óleos essenciais de pimenta negra ou angélica. Divididos em dois grupos, cada um utilizando um dos óleos essenciais mencionados, os participantes foram orientados a inalar duas gotas do óleo essencial, durante 2 minutos todas as vezes em que sentissem vontade de fumar ou utilizar produtos com nicotina (rapé ou mascar tabaco).
Os resultados foram avaliados através da análise das experiências subjetivas de cada um dos participantes, observando-se a intensidade de desejo pela substância e quantidade de tempo que esperaram para usar tabaco, após a inalação. Todos os dados foram comparados antes e após o experimento, que teve duração de 2 meses.
Acompanhe tabela comparativa nos comentários com o grau de desejo por nicotina, após inalação, entre ambos os óleos.
Todos os participantes envolvidos, sem exceção, apresentaram moderação no uso de nicotina durante o período do experimento. 3 voluntários, surpreendentemente, abandonaram o vício por completo, após redução significativa do desejo por tabaco, não apresentando recaídas nas semanas posteriores. O óleo de pimenta negra mostrou ser mais eficaz para reduzir a vontade de fumar, já o óleo de angélica produziu maior efeito no tempo de atraso para o próximo uso.
O óleo essencial de pimenta negra possui dentre suas propriedades terapêuticas a qualidade de auxiliar no condicionamento do trato respiratório e, consequentemente da própria respiração, relaxando o músculo liso traqueal e reduzindo a irritabilidade nos brônquios causada pela fumaça do cigarro. É um óleo estimulante e também auxilia a reduzir a ansiedade provocada pela abstinência do tabaco.
O óleo essencial de angélica é depurativo e imunoestimulante, auxiliando o organismo a se reequilibrar. Também é um estimulante do apetite, que comumente é reduzido pelo efeito da nicotina no organismo.
A inalação dos óleos essenciais influi diretamente sobre o sistema nervoso central, área que também é estimulada pela nicotina. Ao amenizarem o desejo pela substância, que provoca a dependência química, física e psicológica, abrandam os sintomas da abstinência, favorecendo o abandono do vício.
Além dos benefícios físicos, cada óleo essencial possui dentre suas propriedades terapêuticas, uma atuação psíquica particular, contribuindo para o desenvolvimento de padrões emocionais e comportamentais mais saudáveis e conscientes. Podem ser integrados, sem contraindicações, a qualquer outro tratamento.
Para este fim podem ser utilizados em colares difusores ou em lenços aromatizados com 2 gotas dos óleos essenciais. A inalação pode ser feita sempre que o fumante sentir necessidade e vontade de fumar ou utilizar tabaco.
Quer abandonar o vício com o auxílio dos óleos essenciais? Você encontra todos os produtos Laszlo aqui no Fios de Luz!
Entre em contato conosco: (19) 99707-6287
Amor e Luz para todos!
REFERÊNCIAS:
CORDELL, Barbara. BUCKLE, Jane Buckle. The Effects of Aromatherapy on Nicotine Craving on a U.S. Campus: A Small Comparison Study – The Journal Of Alternative and Complementary Medicine – 013, pp. 709–713 – DOI: 10.1089/acm.2012.0537