POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE LOURO PARA COADJUVAR NO TRATAMENTO DE PARKINSON

POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE LOURO PARA COADJUVAR NO TRATAMENTO DE PARKINSON

30 de julho de 2019 Dicas 2
POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE LOURO PARA COADJUVAR NO TRATAMENTO DE PARKINSON

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum na atualidade.

Considerando a sua manifestação prevalente em pessoas acima dos 60 anos e o eminente envelhecimento da população brasileira nos próximos anos, são investigados a potencialidade de novos agentes capazes de controlar e minimizar não somente o prejuízo funcional decorrente da enfermidade, como também os seus impactos a níveis sociais e econômicos em um futuro não muito distante.

Um estudo realizado na Coréia do Sul demonstrou que as folhas de louro, que são ricas em óleo essencial, apresentam atividades neuroprotetoras, manifestando o seu potencial para o desenvolvimento de novos recursos terapêuticos capazes de prevenir a progressão da doença e coadjuvar em seu tratamento.

Aplicado em avaliações in vitro com neuroblastos (célula embrionária precursora do neurônio) e in vivo com cobaias, o louro foi avaliado na forma de extrato e empregado como pré e pós tratamento.

O tratamento com o extrato de louro foi responsável por reduzir consideravelmente a apoptose (morte) celular; a geração de espécies reativas do oxigênio (ERO); a perda de neurônios induzidos por ERO e a superexpressão de α-sinucleína (SYN) em neuroblastos.

A Doença de Parkinson é uma patologia idiopática, ou seja, sua causa ainda permanece desconhecida. Contudo alguns fatores estão diretamente associados ao seu desenvolvimento. Esta manifesta-se quando há uma diminuição intensa da produção de dopamina em uma região cerebral chamada de substância negra. Dentre os principais indicativos adjacentes a sua ocorrência e a morte de células neuronais estão o estresse oxidativo e o acúmulo difuso da proteína SYN. Assim sendo, agentes capazes de inibir os prejuízos de ambos têm atraído a atenção da ciência na possibilidade de prevenir a progressão da Doença de Parkinson.

No referido estudo o extrato de louro aplicado como pré-tratamento,
demonstrou possuir atividade antioxidante, reduzindo a morte celular neuronal em 53,7 ± 2,5%, 47,8 ± 2,9%, e 39,5 ± 4,9%, quando empregado nas concentrações de 0,2, 1 e 5 μg / ml, respectivamente.

O óleo essencial de louro possui como princípios ativos os componentes α-pineno e 1,8-cineol, constituintes químicos de natureza antioxidante, que quando avaliados isoladamente também demonstraram apresentar atuações neuroprotetoras. Aplicado em um pré-tratamento realizado em avaliações in vitro com cobaias, verificou-se que os componentes atenuaram a perda de viabilidade celular, alterações na morfologia celular e reduziram a morte celular. Além disso inibiram a produção de ERO e aumentaram acentuadamente a expressão de importantes enzimas antioxidantes como a catalase, superóxido dismutase, glutationa peroxidase, glutationa redutase e heme-oxigenase.

As evidências reportadas indicam a potencialidade do óleo essencial de louro folhas, bem como de seus princípios ativos, como ativos profícuos que podem ser empregados no desenvolvimento de novos fármacos ou abordagens terapêuticas coadjuvantes para prevenir a progressão da patologia. Todavia, novos estudos, especialmente com o uso específico do óleo essencial, são necessários.

ATENÇÃO:

Embora novos estudos sejam necessários e o acompanhamento médico não deva ser negligenciado para o tratamento da doença, uma sugestão de uso do óleo essencial para coadjuvar no manejo da condição é a administração via inalação, que pode ser realizada em um colar aromático (1-3 gotas) ou difusor de ambientes (6-15 gotas). Lavabre (2018) recomenda o emprego de óleos essenciais via inalação para todas as doenças relacionadas aos pulmões, coração, cérebro ou sangue. A inalação oferece uma absorção quase instantânea com uma biodisponibilidade altíssima.

Você já conhece os benefícios do óleo essencial de louro?

Você encontra todos os nossos produtos em qualquer revenda Laszlo e em nossas lojas física e virtual. Acesse: https://www.emporiolaszlo.com.br/oleo-essencial-de-louro-folhas.html?rdst_srcid=1814720

#PraCegoVer: Imagem de um senhor de cabelos grisalhos ao lado de uma enfermeira. Ela tem uma das mãos apoiadas sobre o ombro do homem e ambos sorriem. À direita encontra-se um frasco do óleo essencial de louro Laszlo.

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

HAM, Ahrom et al. Neuroprotective Effect of the n-Hexane Extracts of Laurus nobilis L. in Models of Parkinson’s Disease. Biomol Ther 19(1), 118-125 (2011).

MOSS, M., & OLIVER, L. (2012). Plasma 1,8-cineole correlates with cognitive performance following exposure to rosemary essential oil aroma. Therapeutic Advances in Psychopharmacology, 103–113.

PORRES-MARTÍNEZ, M., González-Burgos, E., Carretero, M., et al. (2016). In vitro neuroprotective potential of the monoterpenes α-pinene and 1,8-cineole against H2O2-induced oxidative stress in PC12 cells. Zeitschrift für Naturforschung C, 71(7-8), pp. 191-199. Retrieved 6 Jun. 2019.

RYU, Sangwoo et al. 1,8‐Cineole ameliorates oxygen‐glucose deprivation/reoxygenation‐induced ischaemic injury by reducing oxidative stress in rat cortical neuron/glia. Journal Of Pharmacy And Pharmacology, Volume 66, December 2014 (1818-1826).

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
http://www.laszlo.ind.br/?rdst_srcid=1814720
#aromaterapia #aromacologia #aromatologia #oleoessencial #oleosessenciais #laszlo #laszloaromaterapia #laszloaromatologia #laszloaromacologia #editoralaszlo #emporiolaszlo #fabianlaszlo #aromas #massagem #massoterapia #perfumes #beleza #perfumaria #reiki #medicina #enfermagem #fitoterapia #plantasmedicinais #homeopatia #saude #neuronio #parkinson #louro

 

2 comentários

  1. Valdéres Jordão disse:

    Tenho Parkinson. Devo utilizar o louro em inalação todos os dias?

    • Fios de Luz disse:

      Olá, eu recomendo a inalação, mas creio que fazer uma massagem com o óleo de louro será muito benéfica tb. Utilize 7 gotas em 30gramas de gel condutor para ultrassom. Vc o encontra em lojas especializadas em produtos estéticos e cirúrgicas. Amor e Luz para você! Lembre-se que a cura está disponível e tem a ver com a frequencia que vc está sintonizada. Busque desapegar de antigos hábitos, de controles, de preocupações e necessidade de organizar tudo e todos a sua volta… vc verá que os sintomas vão desaparecendo ou minimizando, dependendo do grau de avanço da doença! Fico à disposição para auxiliar. Amor e Luz pra vc!
      Ana Paula Dominato Calori – (19) 99707-6287

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *