CARVACROL, COMPONENTE MAJORITÁRIO DO ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO, REDUZ FREQUÊNCIA DE ATAQUES EPILÉTICOS

CARVACROL, COMPONENTE MAJORITÁRIO DO ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO, REDUZ FREQUÊNCIA DE ATAQUES EPILÉTICOS

20 de junho de 2018 Dicas 2

A epilepsia é um transtorno caracterizado pela alteração temporária do funcionamento do cérebro. Após um ataque, a pessoa pode se sentir confusa e ter déficits de memória.

Os sintomas podem ser mais ou menos evidentes, variando entre a sucessão de um estado mental aéreo, até a ocorrência de convulsões mais sérias. No entanto, manifestações mais brandas, não desqualificam a seriedade do problema.

A causa da epilepsia é, na grande maioria dos casos, desconhecida. Entretanto, pode ser desencadeada por traumas na região da cabeça, dificuldades no parto, uso abusivo de álcool e drogas, ou por disfunções neurológicas.

A Laszlo apresenta um estudo de caso onde avaliou-se, pela primeira vez, a atuação positiva do carvacrol, componente majoritário do óleo essencial de orégano no auxílio de ataques epiléticos.

O carvacrol é um fenol monoterpenico natural, conhecido por atuar como anti-inflamatório e como neuroprotetor. A partir deste princípio, foi avaliado sua atuação na atividade cerebral e sua capacidade de prevenir danos neuronais e declínio cognitivo, podendo, portanto, ser eficaz para o tratamento de epilepsia.

O estudo abrangeu testes in vivo e in vitro, onde os resultados foram comparados entre dois grupos, onde um utilizou tratamento à base de injeção de carvacrol e o outro soro fisiológico.

Aplicado em três momentos, com 75 mg/kg i.p cada, o carvacrol foi aplicado em um intervalo de 8 horas, durante as primeiras 24 horas após o ataque epilético, momento em que o dano neuronal é maior.

O comportamento, o tipo de convulsão e a gravidade de cada um, foram monitorados e gravados há cada 15 minutos, sendo classificados de acordo com a escala de Racine.

O grupo de cobaias sob tratamento com carvacrol apresentou recorrência menor na frequência dos ataques epiléticos. No grupo tratado com soro fisiológico, 86% chegou a desenvolver ataques epiléticos recorrentes. Já no grupo tratado com carvacrol, apenas 25% desenvolveu o mesmo problema.

O estudo concluiu que o carvacrol é um inibidor dos TRPM7. Estes são canais receptores, manifestos no cérebro, e têm participação fundamental nos complexos mecanismos de quase todas as respostas sensoriais, além de serem importantes na mediação da morte de células nervosas. Também são reguladores da homeostase de magnésio. A deficiência do nutriente foi documentada em pacientes com epilepsia. Estes dados, portanto, indicam que a homeostase de magnésio também é importante para o tratamento da epilepsia.

A atividade excessiva dos canais TRPM7 é a marca registrada e característica definidora de convulsões e crises epiléticas, logo sua inibição pode representar um alvo importante, nos estudos e tratamento da doença.

Os resultados positivos podem ser explicados pelas propriedades neuroprotetoras e anti-inflamatórias, características do Carvacrol. Por ser uma substância lipofílica é rapidamente metabolizada e excretada pelo organismo . Após 24 horas da ingestão pelos roedores, foram encontradas apenas quantidades mínimas da substância na urina dos animais. O fato demonstrou que os resultados podem ser facilmente traduzíveis para ensaios clínicos em seres humanos.

Este estudo foi o primeiro relatório, que se tem conhecimento, sobre os efeitos positivos do óleo essencial de orégano na epilepsia. O bloqueio dos canais TRPM7, demonstrou a possibilidade de prevenir sequelas de longo prazo nas lesões neuronais, além do declínio da memória recorrente pós um ataque epilético.

Dentre os resultados positivos, o óleo essencial de orégano demonstrou ser uma substância bem tolerada pelo organismo. O estudo expressa, portanto, um grande potencial da substância para o desenvolvimento futuro de medicamentos, a fim de amenizar a recorrência de ataques epiléticos.

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

KHALIL, Aytakin et al. Carvacrol after status epilepticus (SE) prevents recurrent
SE, early seizures, cell death, and cognitive decline. Epilepsia. 2017 Feb;58(2):263-273. doi: 10.1111/epi.13645. Epub 2017 Jan 13

2 comentários

  1. Manoel Vidal Castro Melo disse:

    Gostaria de receber mais informações

    • Fios de Luz disse:

      Olá Manoel, tudo bem? Há muitos artigos científicos sobre aromaterapia já disponíveis para pesquisa. Qual a sua necessidade para que eu possa auxiliá-lo melhor.
      O mesmo óleo é utilizado para muitas frentes e de formas diversas (inalação, aplicação tópica, banhos, pomadas etc…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *