ÓLEOS ESSENCIAIS EFICAZES CONTRA DORES NO PESCOÇO E CERVICAL

O pescoço é uma área suscetível a ocorrência de dores constantes, que podem ser desencadeadas por má postura, cargas de trabalho repetitivo em frente ao computador, ou pelo famigerado estresse.

Os óleos essenciais são grandes aliados em nosso cotidiano, podendo penetrar rapidamente na pele e músculos, trazendo alívio rapidamente em dores locais.

Quais óleos essenciais são eficazes contra dores no pescoço e cervical?

Um estudo realizado com 60 voluntários de diferentes idades, com quadros de dores crônicas na cervical, recorrente há mais de quatro anos, avaliou a combinação de quatro óleos essenciais no alívio da dor, rigidez muscular e amplitude dos movimentos na região do pescoço.

Divididos em dois grupos, um para controle e outro sob intervenção, os participantes envolvidos não faziam uso de medicação ou qualquer outra terapia para alívio da dor.

Os quatro óleos essenciais avaliados foram misturados na proporção de 2: 2 1: 1 e depois misturados em um creme base, sem perfume ou adição de componentes sintéticos, na concentração final de 3%. Cada participante foi orientado a aplicar 2 g (duas colheres de chá) do creme aromático, todos os dias após o banho na região do pescoço e trapézio superior, durante quatro semanas. Os resultados foram avaliados e comparados com o grupo de controle, que aplicou o mesmo creme base, sem adição de nenhum óleo essencial.

SINERGIA DE ÓLEOS ESSENCIAIS UTILIZADOS PARA ALÍVIO DE DOR NA CERVICAL:
– Manjerona (Origanum marjorana)
– Pimenta negra (Piper nigrum)
– Lavanda (Lavandula angustifolia)
– Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

O grupo experimental apresentou diferenças significativas na redução e tolerância a dor na região da cervical, apresentando melhora em dez movimentos na região do pescoço, dentre eles rotação e flexão lateral. Sintomas como rigidez, tensão muscular, peso, incapacidade de dormir e tonturas apresentaram melhoras em relatos realizados pelos pacientes.

Os músculos do trapézio, região posterior do tronco e do pescoço, desempenha papel fundamental na manutenção da postura do pescoço. No grupo experimental a intensidade da dor nesta região decaiu de 7.51– 1.77 para 2.88 – 2.90, nos dados estatísticos.

Dores na região do pescoço são responsáveis por aumentar o estresse no ambiente de trabalho, além de comprometer o bem-estar, desempenho, produtividade e manutenção postural.

Atuando em sinergia os óleos essenciais melhoram a circulação no local afetado, ajudando a reduzir a tensão e os espasmos musculares. Suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias aliviam a dor, além de atuarem sobre o campo emocional, reduzindo o estresse e fadiga mental.

Quer melhorar sua qualidade de vida com os óleos essenciais?

Você encontra todos os quatro óleos citados neste artigo aqui no Fios de Luz!

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

OU, Ming-Chiu et al. The Effectiveness of Essential Oils for Patients with Neck Pain: A Randomized Controlled Study. The journal of alternative and complementary medicine. Volume 20, Number 10, 2014, pp. 771–779 ª Mary Ann Liebert, Inc.

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.laszlo.ind.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.