OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA NAS UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS (UCI)

As Unidades de Cuidados Intensivos atendem e zelam por pacientes em situações de risco, instabilidade clínica e diagnósticos de suas funções vitais comprometidas.

O ambiente hospitalar, dores, aplicação medicamentosa e intervenções médicas durante a noite, podem acabar comprometendo a qualidade do sono de pacientes hospitalizados sob estas condições.

Um estudo abrangendo 64 pacientes, internados em uma Unidade de Cuidado Intensivo, avaliou os benefícios da Aromaterapia, integrada as demais práticas de enfermagem, e seus efeitos na qualidade do sono dos internos.

Todos os envolvidos apresentavam quadros de cardiopatia isquêmica, doença cardíaca, que provoca o estreitamente das veias coronárias, comprometendo a circulação sanguínea e a distribuição de oxigênio para o coração.

Cada paciente foi submetido a inalação de duas gotas de óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), aplicado a um algodão preservado a 20 centímetros do travesseiro do paciente. A inalação foi realizada durante nove horas e seus resultados foram acompanhados em um período de dois meses.

Todos os efeitos foram comparados, estatisticamente, com um grupo de controle, que não recebeu nenhum cuidado adicional além dos tratamentos de rotina.

Acompanhe a pontuação entre o distúrbio de sono dos grupos tratados com óleo essencial e o grupo de controle, antes e após a intervenção:

DISTÚRBIO DO SONO EM PACIENTES TRATADOS COM LAVANDA:

– ANTES: 20,12 ± 5,76
– DEPOIS: 13,97 ± 2,58

DISTÚRBIO DO SONO EM PACIENTES DO GRUPO DE CONTROLE:

– ANTES: 18,31 ± 4,44
– DEPOIS: 18,68 ± 3,52

A internação de pacientes com cardiopatia isquêmica é uma prática recorrente em vista das complicações oferecidas pela doença, que compromete funções rotineiras, como subir escadas.

A má qualidade de sono destes pacientes pode, por sua vez, não apenas comprometer seu bem-estar, como também prejudicar o processo de recuperação e quadro clínico do mesmo.

A lavanda é um dos óleos mais versáteis e estudados, não só dentro da Aromaterapia, mas também no campo científico, como um todo. Suas propriedades sedativas e ansiolíticas são comprovadas e experenciadas desde tempos remotos, apresentando inúmeros benefícios a saúde psíquica e, consequentemente, a manutenção do bem-estar, de modo integral.

Através da inalação, atua diretamente sobre o sistema nervoso, amenizando quadros de ansiedade, agitação, estresse e tensão mental, sintomas estes comuns em pacientes hospitalizados. Desta forma auxilia na indução do sono e melhoria de sua qualidade.

A Aromaterapia como recurso complementar nas práticas de enfermagem e rotinas de Unidades de Cuidados Intensivos, contribui de modo significativo para apoiar o processo de recuperação dos pacientes e melhorar seu bem-estar, mesmo com a presença da doença.

Pode ser introduzida em centros de saúde e também em atendimentos domiciliares, viabilizando um melhor relacionamento entre enfermeiros e seus respectivos pacientes.

Você já conhece todas as variedades de lavanda disponibilizadas pela Laszlo?

Encontre sua preferida em qualquer revenda Laszlo e em nossas lojas física e virtual. Acesse: https://www.emporiolaszlo.com.br/catalogsearch/result/…

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

MOEINI, Mahin et al. Effect of aromatherapy on the quality of sleep in ischemic heart disease patients hospitalized in intensive care units of heart hospitals of the Isfahan University of Medical Sciences. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research – Res. 2010 Autumn; 15(4): 234–239.

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.laszlo.ind.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.