ÓLEOS ESSENCIAIS QUE ALIVIAM CANSAÇO APÓS HORAS NO COMPUTADOR

Estamos constantemente conectados. Trocamos likes, cliques e contamos caracteres com a mesma velocidade de um singelo piscar de olhos. Dedos tiquetaqueando sobre os teclados e olhares absortos nas telas, delineiam nossas rotinas, que a cada dia se tornam mais online.

Como a Aromaterapia pode nos auxiliar, após permanecermos horas em frente ao computador?

Um estudo realizado em 2011, revelou que o acetato de bornila, constituinte comumente presente em óleos essenciais extraídos de coníferas, propicia o relaxamento e reduz o cansaço, após um período contínuo de exposição ao computador.

Músculos tensionados, má postural corporal, dores de cabeça e fadiga ocular, são alguns dos sintomas experimentados, após longa permanência em frente ao computador.

O acetato de bornila é um monoterpeno de reconhecidas propriedades sedativas. A partir deste princípio, seus efeitos via inalação foram analisados no comportamento de estudantes universitários, submetidos a atividades realizadas no computador, durante 30 minutos, monitorados para avaliação.

Em baixas doses, o constituinte foi responsável por induzir o relaxamento do sistema nervoso, através da respiração, reduzindo os níveis de excitação dos participantes, sem comprometer o desempenho das atividades realizadas.

O acetato de bornila é capaz de atuar diretamente no cérebro, reduzindo os níveis de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), hormônio produzido em excesso durante períodos de estresse. Atua também no bloqueio da quebra enzimática do GABA, neurotransmissor responsável por uma ação sedativa do sistema nervoso central.

QUAIS ÓLEOS ESSENCIAIS PODEM ALIVIAR O CANSAÇO APÓS HORAS NO COMPUTADOR?

O acetato de bornila é encontrado na composição química dos seguintes óleos da Laszlo, na porcentagem de:

– ESPRUCE NEGRO – 40-42% (1º teor mais alto!!!)
– ESPRUCE CANADENSE E ABETO SIBERIANO – 30-35% (2º teor mais alto!!!)
– ABETO PRATA – 20-25%
– ESPRUCES BRANCO & ABETO BALSÂMICO – 15-20%
– ABETO DOUGLAS, ABETO DO CÁUCASO, HINOKI – 8-15%
– PINHEIRO SILVESTRE – 5-10%

Após um dia extenso de trabalho ou estudo é comum nos sentirmos tensos, ansiosos ou estressados. Os óleos essenciais extraídos de coníferas possuem aroma suave e relaxante, purificam o ambiente, revigoram o sistema nervoso, após períodos de fadiga e cansaço, contribuindo ainda para uma boa noite de sono.

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS? Adicione 6-15 gotas em um difusor de ambiente ou 1-3 gotas, no colar/difusor pessoal.

Quer melhorar sua qualidade de vida com os óleos essenciais?

Você encontra todos os produtos mencionados neste artigo aqui no Fios de Luz!

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

MATSUBARA, Eri et al. (−)-Bornyl acetate induces autonomic relaxation and reduces arousal level after visual display terminal work without any influences of task performance in low-dose condition. Biomedical Research 32 (2) 151-157, 2011

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.laszlo.ind.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.