ÓLEO ESSENCIAL DA LASZLO É UTILIZADO EM ESTUDOS DE PREVENÇÃO A CÁRIES DENTÁRIAS

Um estudo realizado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) realizado com o óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus) da Laszlo, avaliou a atuação antimicrobiana deste óleo essencial e seus constituintes contra bactérias que provocam cáries dentárias.

A cárie dentária é a doença bucal mais recorrente na odontologia e afeta crianças e adultos em todo o mundo. Pesquisas recentes demonstram a ocorrência de três picos de crescimento de casos de cáries não tratadas, apresentadas em pacientes aos 6, 25 e 70 anos, evidenciando a relevância da doença na saúde pública.

Desencadeada através de uma combinação de fatores, que integram uma dieta rica em carboidratos, má higienização bucal e formação de placa bacteriana, a cárie provoca lesões no dente, gerando dor, desconforto e aumento da sensibilidade.

Alimentos ricos em carboidratos fermentáveis, como o açúcar por exemplo, favorecem a proliferação de bactérias cariogênicas. Estas aderem às superfícies dentárias e se organizam funcionalmente em comunidades, modificando o ambiente para favorecer seu crescimento e sobrevivência.

Os carboidratos ingeridos em nossa dieta são fermentados por estas bactérias, que em maior quantidade, aumentam a produção de ácido láctico, que por sua vez, provoca a desmineralização do esmalte, resultando em lesões cariosas.

O óleo essencial de capim-limão, também conhecido popularmente como capim-cidreira, é reconhecido por suas propriedades antibacterianas e antissépticas e, pela primeira vez, sua atuação contra bactérias cariogênicas, como Streptococcus mutans e Lactobacillus acidophilus, foi avaliada.

Os resultados apresentados revelam que o óleo essencial de capim-limão não apenas inibe significativamente a proliferação de bactérias, como também inviabiliza a adesão destes micro-organismos à superfície do esmalte dentário, prevenindo a formação do biofilme (placa bacteriana) que dá início a todo o desenvolvimento da cárie.

A concentração mínima inibitória do óleo variou de 2,5 mg.ml-1 a 10 mg.ml-1, apresentando baixa citotoxicidade e aplicabilidade segura. Todos os testes foram realizados em dentes lesados extraídos de pacientes em tratamento e amostras coletas de lesões cariosas de molares de 20 crianças, com idades entre 5 e 11 anos.

O estudo apresenta o promissor potencial do óleo essencial de capim-limão para a formulação de produtos de higiene bucal, sendo capaz de contribuir tanto preventivamente na formação de cáries, quanto na reversão de quadros mais agravados.

Quer conhecer outras propriedades e benefícios do óleo essencial de capim-limão/capim-cidreira?

Você encontra produtos Laszlo aqui no Fios de Luz!

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

OLIVEIRA, Maria Alcionéia Carvalho de et al. Cymbopogon citratus essential oil: effect on polymicrobial caries-related biofilm with low cytotoxicity. Braz. oral res. vol.31 São Paulo 2017 Epub Nov 06, 2017

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.laszlo.ind.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.